Não é de hoje que sabemos que empreender não é uma das atitudes mais fáceis, vários desafios serão encontrados nessa jornada e tudo deve ser bem estudado. Por isso, para lhe ajudar nessa trajetória, trouxemos hoje dicas de livros que todo empreendedor deveria ter na sua estante. Eles trazem não só dicas, mas também relatam o dia a dia de um empreendedor, aprendizados e informações bem úteis.
1 – Criatividade S.A., Ed Catmull
Uma das principais abordagens desse livro, é como Ed Catmull era capaz de ver um mercado além da época. Em outras palavras, ele trouxe pra realidade algo que nem os consumidores sabiam que queriam, e isso o transformou no que ele é hoje.
Este livro é uma mistura de biografia e lições de empreendedorismo. Nele o Presidente da Pixar, revela as escolhas que o tornaram um líder na indústria criativa.
2 – Pense Simples
Já percebeu como inovação é a palavra dos dias de hoje? Para todo e qualquer negócio se destacar no mercado e não ser taxado como mais um, é indispensável que esse empreendimento e suas soluções sejam inovadoras e necessárias.
Acima de tudo, tenha certeza de uma coisa, inovar pode ser mais simples do que parece. É isso que Gustavo Caetano, fundador da ABStartups, apresenta neste livro.
Tópicos que abordam “como o fracasso pode moldar a mentalidade para o sucesso” ou “não acreditem no foi sempre assim”, entre outros, te desafiam e te ensinam a empreender, bem como a inovação de maneira simples é sua maior aliada.
3 – Scrum. A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo
Se você procura uma forma de fazer as coisas de maneira mais eficiente e rápida, esse é um excelente livro. Desde o advento deste método, já foram registrados ganhos de produtividade de até 1.200%. Jeff Sutherland, empreendedor que desenvolveu a primeira equipe Scrum, há mais de vinte anos, apresenta seu método de maneira brilhante e lúcida.
Scrum é método prático e fascinante. Seja para inventar uma tecnologia pioneira ou para estabelecer os alicerces de prosperidade de uma família. A razão mais importante para ler este livro é que ele pode ajudá-lo a alcançar o que outros consideram inatingível.
4 – As 50 melhores ideias de negócios dos últimos 50 anos
Somos de uma geração que tudo muda e evolui de uma maneira muito rápida. Porém tem coisas que são essenciais para nós hoje, e já foram criadas a muito tempo e outras que acabaram de ser inventadas. Além disso, não conseguimos nos imaginar sem, não é mesmo? E sempre fica aquele questionamento, como alguém pensou nisso? Quem é essa pessoa? Como chegaram a conclusão que desenvolver isso resolveria a vida de muitas pessoas?
O jornalista Ian Wallis descreve neste livro, além de toda a pesquisa realizada e organizada, histórias fantásticas de como surgem as ideias. Por exemplo, quando se esquece de levar o abridor de latas de cerveja para um piquenique, e assim, em 1963 surge o anel para abrir, facilmente, as latas de bebidas e alimentos. As 50 Melhores Ideias de Negócios dos Últimos 50 Anos trás essas e muito mais invenções de uma maneira instigante.
5 – O Clique de 1 Bilhão de Dólares
Atualmente todo mundo conhece o Instagram não é? Se tornou uma das redes mais utilizadas na internet, e é um sucesso desde 2010, ano que foi lançada. O livro “O clique de 1 bilhão de dólares” pode parecer só mais um livro que conta a proeza da venda do Instagram para o Facebook. Mas ele foi muito além.
O escritor Filipe Vilicic, trouxe além de uma breve biografia da ferramenta, uma fala sobre a mente e trajetória do empresário Mike Krieger. Este nos seus 26 anos ganhou espaço num ambiente competitivo, frenético e machista — o Vale do Silício — e em 5 anos, consolidou-se como uma figura poderosa da indústria da tecnologia mundial.
6 – O Poder do Hábito
Porque algumas pessoas e empresas têm tanta dificuldade em mudar, enquanto outras parecem conseguir isso da noite para o dia? Como funciona o loop do hábito?
Neste livro, o repórter investigador do New York Times descreve que a chave para o sucesso é entender como os hábitos funcionam — e como podemos transformá-los.
No entanto, se formos tratar cada caso isolado, pode parecer algo sem importância. Mas por outro lado, com o tempo, pode-se notar um impacto positivo na produtividade, estabilidade emocional e financeira, inclusive, na saúde.
Descobre-se, por exemplo, como hábitos corretos foram cruciais para o sucesso do nadador Michael Phelps, do diretor-executivo da Starbucks, Howard Schultz, e do herói dos direitos civis, Martin Luther King.
“Eles tiveram êxito transformando hábitos. Todos começam com um padrão psicológico. Primeiro, há uma sugestão, ou gatilho, que diz ao seu cérebro para entrar em modo automático e desdobrar um comportamento. Depois, há a rotina, que é o comportamento em si. Para alterar um hábito, é preciso modificar os padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas. Entendendo isso, você ganha a liberdade — e a responsabilidade — para começar a trabalhar e refazê-los”, diz o autor.
Esses são alguns dos livros que trouxemos para você que é empreendedor ou quer empreender. Resumindo, temos que ter a consciência que todos nós ansiamos por mudanças e por evoluções. Todos os dias nós e os nossos clientes estão em busca de inovações que facilitem o dia a dia e agreguem mais valor no serviço oferecido.