Atitude e foco no essencial: Faça sua contabilidade surpreender o seu cliente

Ao longo de minha carreira profissional, motivado pela veia empreendedora, criei e investi mais de dez diferentes negócios.

Alguns deram muito certo, outros nem tanto. Alguns propiciaram saborear o sucesso do negócio e outros deixaram a lembrança, as vezes amarga, da aprendizagem de algo que não decolou.

Confesso que esta aprendizagem ajuda muito a maximizar o sucesso dos próximos investimentos e negócios. Uma das grandes aprendizagens, pra mim é jamais participar de qualquer negócio que eu não tenha experiência e conhecimento.

No meu caso, pela experiência de quase 30 anos, tenho tido uma performance muito superior em empresas de Serviços, principalmente as de tecnologia.

Outra importante aprendizagem é conhecer e acompanhar de perto os indicadores fundamentais de cada negócio, que costumam ser muito poucos, e que falam muito por si só.

Tão arriscado quanto não acompanhar os indicadores críticos, é eleger indicadores demais e se perder no meio de inúmeras informações não essenciais, que vão tirar  o foco e dissipar energia.

Por entender a importância do tema, e apoiado por minha formação em finanças, sempre me preocupei em receber os balancetes de cada negócio, o DRE, e analisar os mesmos, com objetivo de validar o trabalho da Contabilidade e principalmente pra ler indicadores e correlações que mostrem a saúde da empresa, a evolução dos números, o atingimento de metas, a correlação entre números, etc.

Sempre analisando poucas informações que indicam de forma objetiva se a saúde da empresa anda bem ou se existe algum risco. Ao mesmo tempo fico pensando que executar a tarefa de ler números de balancetes, DREs, acaba sendo uma tarefa simples pra quem gosta de números e entende os mesmos. Contudo, eu sempre fiquei inquieto em saber como levar pra maioria dos pequenos e médios empresários e empreendedores, que não são especialistas em finanças e contabilidade, alguma informação sucinta, útil, visual, disponível a qualquer momento e em qualquer lugar, que possa ajudá-lo a entender seu negócio e a tomar decisões. Algo que o motive a quem sabe até, desejar conhecer mais detalhes dos números.

Foi com este espírito e motivação que criamos, dentro de uma empresa que fundei há 3 anos, chamada Ottimizza Automação Contábil, uma solução que batizamos de OTTIMIZZA BÚSSOLA CONTÁBIL. Esta solução, uma vez adquirida pelo escritório de Contabilidade, permite de forma rápida, fácil, extrair números do balancete de cada cliente da contabilidade, gerando automaticamente gráficos para seus clientes.

Foi feito algo muito simples e muito eficiente, pensando em dar o primeiro passo  e oferecer gráficos essenciais pros clientes da Contabilidade. Gráficos que podem ser vistos via aplicativo de celular do cliente, em qualquer lugar, a qualquer momento. Desta forma acreditamos que a cultura de acompanhar números de forma gráfica começa a ser criada.

Isso cria um novo patamar de relacionamento entre Contabilidade e Cliente, gerando valor, satisfação, fidelidade, divulgação, notoriedade.

Claro que existem sempre os “cavaleiros do apocalipse” e os “mensageiros da inércia”, que vão criticar e gastar energia criando N argumentos para não aplicar esta ideia, ou qualquer outra parecida. Mas não faz mal. O importante é que muitos escritórios de contabilidade (e são muitos mesmo) estão saindo da inércia e estão procurando e experimentando inovações para sair adiante. Muitas atitudes de quem se move darão certo. Quem sabe algumas nem tanto. Mas a chance de quem age e acredita de ter sucesso é sempre muito maior do que da turma da inércia, da crítica.

Os mensageiros da Inércia, são os que menos agem, mas são os que mais se apavoram  e  fazem ruído quando vêem que ideias inovadoras como a do Contabilizei (e similares) estão dando certo e crescendo a cada dia.

Clientes de contabilidades estão esperando por novidades, por inovações, por melhorias. Toda e qualquer atitude que mostre ao cliente que seu escritório esta evoluindo é sempre bem vista. Faça sua Contabilidade causar surpresa pro seu cliente, pois senão os novos concorrentes e contabilidades inovadoras vão devorar sua carteira de clientes mais rápido do que você possa imaginar.

Iniciar este processo de indicadores e gráficos simples pode ser a melhor forma de criar um fato novo. Oferecer estes gráficos simples e eficientes, aprendendo com os clientes, é a forma mais rápida, inteligente e assertiva de conduzir este processo gerando satisfação.

Assim sendo, deixo aqui meu convite pra você, contador, proprietário de contabilidade, pra conhecer o Ottimizza Bússola Contábil, e sair na frente, mostrando ao seu cliente, que com coisas simples podemos fazer a diferença.  

Por Ricardo Adriano Machado

CEO da Ottimizza Automação Contábil