Em um mercado tão disputado como o da contabilidade, é preciso identificar os caminhos certos a serem percorridos para destacar seu escritório em meio aos concorrentes e mostrar ao público por que a sua empresa é a melhor opção para ajudá-lo a alavancar resultados.
Primeiro, você precisa estudar a fundo o seu negócio e o mercado onde está inserido.
Desenvolva um plano de marketing
Esta etapa é imprescindível para definir metas e conquistar o sucesso.
Faça um mapeamento geral do seu escritório contábil.
Comece com a análise detalhada sobre a estrutura interna e, depois, avance para conhecer as características do mercado de contabilidade.
Fatores internos:
– Clientes e suas necessidades. Colete informações sobre seus clientes, o que eles precisam e quais são suas dores. Só assim você saberá como oferecer as soluções que correspondem ao que eles procuram para resolver seus problemas.
– Colaboradores e suas funções. Todos devem saber qual é o seu papel na empresa e estar de acordo com as funções estipuladas para melhorar a organização e o andamento do trabalho da equipe.
– Histórico do escritório. Analise seus pontos fortes e fracos, examine a fundo os erros e acertos cometidos e como eles podem ajudar nas futuras decisões.
– Infraestrutura do escritório. Identifique o que funciona bem e o que precisa ser melhorado no ambiente de trabalho. Analise também se a localização é de fácil acesso ou se poderia ser melhorada para estar onde seu público gostaria de ir.
– Serviços prestados. Reconheça todas as atividades desempenhadas na empresa e verifique se estão de acordo com o propósito do escritório. Identifique, ainda, a possibilidade de melhorar o que já é oferecido por sua equipe atualmente para aperfeiçoar seu atendimento e, ainda, ter a capacidade de prospectar e melhorar a escala para obter novos clientes.
Fatores externos:
– O mercado da contabilidade. Atualize-se sempre sobre as novidades do mercado no qual seu escritório está inserido.
– Projeções do segmento. Informe-se sobre o futuro da contabilidade. Antecipe-se com as tendências do mercado mundial e esteja à frente de seus concorrentes.
– Sua posição no mercado. Pesquise como sua empresa é vista pelos clientes, concorrentes e público-alvo. Saiba o que mantém a competitividade de seu escritório.
– Concorrentes. Conheça as empresas que oferecem serviços semelhantes aos seus. Descubra o que faz as pessoas escolherem outros escritórios de contabilidade. Investigue o que os concorrentes oferecem como diferenciais e os atributos que os evidenciam no mercado.
Após estudar os pontos fortes e fracos de seu escritório, as oportunidades de mercado e definir o que precisa ser feito, chegou a hora de aumentar a sua produtividade e melhorar os serviços prestados. Vamos para a próxima etapa?
Invista em tecnologias para melhorar a produtividade de seu escritório
Para desempenhar qualquer serviço da melhor forma, é preciso ter em mãos as ferramentas ideais. Em um escritório contábil essa premissa também pode ser aplicada.
A tecnologia é uma forte aliada para melhorar a produtividade de sua equipe e alavancar seus resultados. Atualmente, investir em softwares de gestão é um item obrigatório para adequar-se às exigências da Lei, certo? Documentos fiscais que devem ser emitidos eletronicamente, organização de arquivos on-line para fazer consultas com agilidade, praticidade no cadastro e acesso a dados de clientes, e uma série de outras funcionalidades.
Para complementar essas atividades e facilitar suas responsabilidades laborais, invista em uma ferramenta de integração contábil. Com ela, você reduz o tempo gasto com diversas tarefas que podem ser automatizadas, mantém seus registros livres de erros, melhora a organização do escritório, aumenta a produtividade contábil e ainda fortalece o relacionamento com seus clientes, tendo em vista que o tempo economizado permite a você prestar consultorias e desenvolver análises mais estratégicas.
Você sabia que muitos clientes ainda não recebem relatórios mensais dos escritórios contábeis contratados? Isso os deixa insatisfeitos porque dificulta a tomada de decisões que poderiam impulsionar resultados mais lucrativos em suas empresas.
Com um sistema de integração contábil você ganha muito mais tempo para realizar as atividades de um contador de negócios. Isso fará seu escritório atender melhor os clientes atuais e ainda permitirá a sua equipe melhorar a estrutura da empresa para, consequentemente, aumentar sua rentabilidade.
Ao certificar-se de que seu escritório está preparado para atender novos clientes com excelência, você está pronto para o próximo passo.
Invista na divulgação do seu escritório
Quando você oferece um trabalho que entrega satisfação e supera as expectativas dos clientes, é muito comum que eles o indiquem para outras pessoas, certo? Dessa forma, mais e mais empresas vão abrindo as portas para você, aumentando suas chances de ampliar a cartela de clientes. Imagine se, além da indicação, novas empresas conhecessem seu escritório por outros meios? Muitas outras portas se abririam, não é mesmo?
Atualmente, é possível fazer a divulgação de seu negócio até mesmo com baixos investimentos. Aposte em ações de marketing para aproximar-se de seu público-alvo. Assim, você consegue apresentar a ele os diferenciais de seu escritório, o que você faz para facilitar a contabilidade e a vida dos clientes e os seus cases de sucesso. Quando as pessoas identificam em seu negócio a solução para os problemas que elas têm, fica muito mais fácil firmar a parceria.
Investir em conteúdo é um ótimo caminho para isso. Numa época em que é tão fácil buscar informações, destaca-se quem aparece como autoridade no assunto. Quando você mostra que conhece profundamente o que é motivo de dor de cabeça para seu público e apresenta os caminhos que resolvem seus problemas, ajudando a restaurar o bem-estar e sua tranquilidade, você ganha muitos pontos com ele.
Ao trabalhar essa empatia, as pessoas identificam-se com o que você propõe e tornam-se mais propensas a contratar seu escritório.
Seguindo esses caminhos com dedicação e atenção aos detalhes, com certeza você estará preparado para garantir a satisfação de seus clientes e aproveitar melhor novas oportunidades.