Todo ano o mercado passa por novidades. Algumas atividades e protocolos tão comuns do dia a dia tornam-se defasados, outras obrigações são implementadas, novos métodos são criados para facilitar a vida da equipe de um escritório de contabilidade, as necessidades dos clientes em constante mudança. Esses são só alguns dos fatores que influenciam no futuro da contabilidade.
Você já parou para pensar sobre quais tendências farão parte da contabilidade nos próximos anos? O que os seus clientes podem querer e precisar no futuro? E, o mais importante, seu escritório está preparado para as mudanças?
Estas tendências já estão aparecendo por aí. Conheça algumas delas:
- Valorização da equipe
Já é realidade que muitas empresas se preocupam com o plano de carreira de seus colaboradores, bem como com a gestão de novos talentos e a capacitação de toda a equipe. As grandes empresas sabem que investir em colaboradores para mantê-los preparados e motivados é fundamental para o desenvolvimento do escritório de contabilidade.
- As novidades digitais
Muitas ferramentas foram criadas para descomplicar a vida de qualquer negócio e aproveitar melhor as facilidades entregues pelos dispositivos móveis. As novas plataformas digitais e a integração com a nuvem ajudam você a reduzir custos na empresa e aumentar a produtividade dos colaboradores, tornando sua contabilidade mais competitiva e pronta para conquistar novos clientes.
- Integração contábil
Atualmente já não faz mais sentido perder tempo fazendo o fechamento contábil de seus clientes manualmente e, ainda, gastar horas e horas digitando as centenas de informações de cada cliente. Todas essas tarefas e muitas outras podem ser feitas pela integração contábil. Isso comprova que investir na tecnologia é uma necessidade para a evolução de qualquer escritório de contabilidade.
- Atendimento personalizado ao cliente
Em uma época que os clientes estão mais informados, as expectativas passam a ser maiores. Hoje, eles entendem melhor o que precisam. Por isso, destaca-se quem oferece um serviço personalizado e um contato mais frequente. Reforçando o que foi dito nos tópicos anteriores, investir na tecnologia para automatizar processos internos é um excelente caminho para permitir que sua equipe dedique seu tempo para prestar consultorias e apresentar informações estratégicas de acordo com cada cliente.
- Presença nas redes sociais
Boa parte de seus clientes estão nas mídias sociais, certo? Isso significa que boa parte de seus futuros clientes também estão. Explore as redes sociais para divulgar seus serviços e seu escritório, acompanhar a evolução do mercado, descobrir o que os concorrentes estão fazendo e, principalmente, engajar pessoas. Marcar presença nas mídias sociais ajudará a melhorar o contato com os clientes atuais, elevar a satisfação deles e conquistar novos clientes.
Essas tendências já fazem parte do seu escritório contábil? Sua equipe já está preparada para o futuro? Conte para a gente.