Lançamentos contábeis é uma prática que envolve a documentação das operações em suas demonstrações contábeis. 

Esses registros são essenciais nas rotinas empresariais, já que eles facilitam o registro correto das transações e oferecem informações valiosas para elaborar diferentes tipos de demonstrações, como balanço patrimonial, fluxo de caixa e demonstração de resultados. 

Nesse artigo iremos te explicar o que são lançamentos contábeis e mostrar na prática como eles funcionam para garantir transparência e compreensão nos seus registros.

Vem com a gente!

banner_otimizza_tareffa

O Que É Um Lançamento Contábil?

Lançamentos contábeis são registros de movimentações financeiras de empresas ou entidades, como explicamos no início deste artigo.  

Eles não se restringem somente aos valores que saíram ou entraram na conta bancária, mas compõem todos os valores que englobam tributos, patrimônio e o ativo e passivo da empresa.

Contudo, os lançamentos contábeis devem respeitar a ordem cronológica dos fatos contábeis e precisam estar acompanhados de documento comprobatório, como fiscal, guia de recolhimento, fatura, etc.

Em síntese, todo lançamento contábil é uma operação com dois lados, ou seja, partida dobrada, e precisa ter uma conta de débito e crédito. Sobre isso, falaremos mais adiante.

  • A empresa pagou uma nota fiscal de materiais de expediente? Isso gera um lançamento contábil.
  • O valor que a empresa terá que pagar de FGTS para os funcionários? Outro lançamento contábil.

Desse modo, todo fato financeiro que precise ser registrado, deverá gerar um lançamento contábil

Esses registros irão impactar diretamente no Balanço Patrimonial da empresa, que deve ser entregue todo ano, e também no Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE).

Qual A Importância Dos Lançamentos Para A Contabilidade?

Antes de tudo, é importante entender que os lançamentos contábeis são a base da contabilidade. É por meio deles que os relatórios contábeis são gerados e possibilitam a compreensão da situação financeira do cliente.

Os lançamentos contábeis são benéficos tanto para o escritório de contabilidade quanto para o cliente, pois facilitam a auditoria, oferecem maior clareza nas tomadas de decisões, maior controle de custos e demais análises que possam ser necessárias.

No entanto, é necessário tomar muito cuidado, pois o lançamento direcionado a uma conta contábil errada poderá alterar a análise e entendimento de um relatório, levando a uma tomada de decisão errônea.

Quais Informações Você Deve Incluir Em Seus Lançamentos?

Há diferentes metodologias de lançamento contábil e, portanto, cada uma é composta por um conjunto de dados, que incluem os seguintes: 

  • Dia do lançamento em que o registro contábil foi realizado;
  • Contas contábeis a debitar e creditar;
  • Valor do lançamento a ser registro no lançamento contábil;
  • Documentos comprobatórios, que atestam a transação, como notas fiscais, recibos, contratos, etc;
  • Natureza da operação com o resumo do evento (venda, compra, prestação de serviço, transferência de valores);
  • Centro de custo, ou seja, a descrição do setor que realizou a operação, se necessário;
  • Impostos envolvidos na transação;
  • Moeda estrangeira (caso utilizado) e sua respectiva taxa de conversão.

Quais Os Tipos De Lançamento Contábil?

Os lançamentos contábeis possuem diferentes tipos de acordo com a operação realizada. Listamos abaixo quais são eles:

  • Lançamento Contábil de Receita: são registradas como crédito na conta de receitas e débito em contas, que representam entrada de valores, como bancos ou clientes a receber.
  • Lançamento Contábil de Despesa: débito na conta de despesas e crédito em passivos ou caixa, refletindo a saída de valores.
  • Lançamento Contábil de Compra de Mercadorias: eleva os índices de estoques e geram obrigações com fornecedores.
  • Lançamento Contábil de Venda de Mercadorias: diminui o estoque e geram receita, movimentando ativos e resultados.
  • Lançamento Contábil de Depreciação: impacta o valor dos bens da companhia, diminuindo o ativo imobilizado ao longo do tempo por meio de lançamentos que representam a perda de valor dos bens.

O Que É A Classificação De Lançamentos Contábeis?

A classificação dos lançamentos contábeis baseia-se na natureza das contas envolvidas em cada transação registrada, reunindo-as em dois grandes grupos: contas patrimoniais e contas de resultado.

As contas patrimoniais são a base do Balanço Patrimonial e refletem a posição financeira do negócio em um período específico, sendo dividas em ativo, que representa os bens e direitos, passivo, que compreende as obrigações, e patrimônio líquido, que corresponde aos recursos próprios da empresa.

Já as contas de resultado são usadas na DRE e refletem o desempenho da empresa em um determinado período, como receitas, despesas e custos, associados à produção ou entrega de bens e serviços.

Essa distinção ajuda a manter os registros organizados e proporcionar uma base sólida de informações gerenciais. 

Classificação e Plano de Contas

Nesse sentido, como falar de lançamentos contábeis sem falar do plano de contas? 

Os planos de contas são uma lista de contas contábeis organizadas por categorias: Patrimonial (Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido) e de Resultado (Receitas e Despesas).

Essa lista serve como base para a realização dos lançamentos contábeis e posteriormente para a geração de relatórios, visto que as contas a serem debitadas ou creditadas nos lançamentos deverão pertencer ao plano de contas.

Confira os grupos de contas contábeis, a finalidade de cada e exemplos:

  1. Contas Patrimoniais:
  • Ativo é a parte positiva da empresa/entidade. São nessas contas que contém os valores referentes aos bens e os direitos. Ex: Conta bancária, dinheiro em Caixa (em espécie), estoque, aplicações financeiras e bens imobilizados, como veículos da empresa.
  • Passivo é a parte negativa da empresa/entidade, ou seja, as contas do passivo contém os valores a pagar e obrigações. Ex: Impostos a recolher, Salários a pagar e Fornecedores.
  • Patrimônio Líquido é a conta que exibe a diferença entre o passivo e o ativo de uma empresa/entidade (patrimônio líquido = ativo – passivo). Ela também serve como um parâmetro de análise quanto a saúde financeira da empresa.
  1. Contas de Resultado:
  • Nas contas de Receita são registrados todos os valores recebidos pela empresa/entidade. Ex: Venda de produtos ou serviços, rendimentos de aplicações financeiras, juros recebidos e até a venda de bens imobilizados.
  • As contas de despesa registram todos os gastos que visam o pleno funcionamento da empresa/negócio. Ex: Água, Luz, Internet, Salários, Honorários Contábeis, Materiais de Expediente, Aluguel e Taxas Bancárias.

Apesar de seguirem um padrão estipulado pelas Normas de Contabilidade na qual exige que contas pré-determinadas estejam presentes em um Balanço Patrimonial, os planos de contas podem variar conforme a necessidade de cada escritório ou sistema contábil, principalmente o código da conta e sua nomenclatura.

Débito E Crédito No Lançamento

Todavia, já explicamos para você as categorias de um plano de contas e exemplos dos tipos de conta contábil englobadas em cada uma, mas como o débito e crédito entra nisso?

Em cada lançamento contábil deve ser incluída a conta contábil a ser debitada, e outra conta para ser creditada.

As contas pertencentes ao Ativo e Despesa terão o valor acrescido, caso sejam debitadas no lançamento contábil, e as do Passivo e Receita aumentarão, caso sejam creditadas.

Grupo de ContasSALDO
Patrimoniais:NaturezaAumentaDiminui
AtivoDevedoraDébitoCrédito
PassivoCredoraCréditoDébito
Patrimônio LíquidoCredoraCréditoDébito
Resultado:NaturezaAumentaDiminui
ReceitaCredoraCréditoDébito
DespesaDevedoraDébitoCrédito

Em resumo e partindo do básico, em um lançamento contábil, o débito se refere a entrada de um valor na conta contábil e o crédito uma saída.

Como Interpretar Os Lançamentos Contábeis?

A interpretação dos lançamentos contábeis requer um entendimento das contas envolvidas na transação, dos valores registrados como débito e crédito, e do contexto da operação. 

Para analisar esses dados de maneira estratégica, é preciso utilizar os demonstrativos contábeis, que descrevem os registros em dados úteis para as decisões, como os seguintes:

  • O balanço patrimonial proporciona uma visão mais abrangente da situação financeira da empresa, destacando os ativos e os passivos, que representam suas obrigações, além do patrimônio líquido. 
  • Na Demonstração do Resultado do Exercício, é possível observar o desempenho econômico, organizando as receitas e despesas para apresentar o lucro ou prejuízo do período.
  • Já a Demonstração de fluxo de caixa detalha todas as entradas e saídas de dinheiro, possibilitando a compreensão de como os recursos se movimentam ao longo do tempo. 
  • Por fim, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido também auxilia na interpretação, já que ela demonstra as variações no valor da empresa, refletindo lucros retidos, prejuízos acumulados e distribuição de dividendos. 

Ao avaliar esses demonstrativos, é possível ter uma visão completa e integrada da realidade financeira e patrimonial da empresa.

Lançamento Contábil Na Prática: Como Fazer?

Todas às vezes que ocorre uma movimentação contábil, precisamos fazer um lançamento contábil no sistema no dia que ocorreu o fato. 

Além do documento comprobatório e a seleção das contas de débito e crédito, também deverá acrescentar no lançamento a data, o valor e um histórico, ou seja, a descrição da movimentação. 

O histórico é geralmente padronizado por escritório ou sistema contábil e possui informações quanto ao documento comprobatório, como o número da nota fiscal.

Desse modo, iremos te mostrar na prática como fazê-lo e quais informações o lançamento precisa conter.

Fato Contábil 1 – Exemplo

No dia 1 de setembro o cliente comprou R$ 100,00 em canetas no fornecedor Materiais Ltda direcionadas ao setor Administrativo e Financeiro de sua empresa e pagou por meio de transferência bancária PIX.

Documento comprobatório: Comprovante PIX e nota fiscal.

Data: 01 de setembro de 2024
Débito: Materiais de Expediente (Conta de Despesa)
Crédito: Conta-corrente Banco (Conta do Ativo) 
Histórico: Pagamento Materiais Ltda - compra de canetas referente nota fiscal 1234.
Valor: 100 reais

Fato Contábil 2 – Exemplo:

A conta poupança da empresa do cliente rendeu financeiramente R$ 500,00 durante o mês de setembro. 

Documento Comprobatório: Extrato bancário

Data: 30 de setembro de 2024
Débito: Conta Poupança Banco (Conta do Ativo)
Crédito: Juros/Rendimentos sobre Aplicações Financeiras (Conta de Receita) 
Histórico: Juros aplicação financeira conforme extrato no mês.
Valor: 500 reais

Afinal, é difícil fazer lançamentos contábeis? Se você achou difícil até aqui, é normal. Débito e crédito, ativo e passivo são assuntos complexos que demandam tempo para total compreensão. 

As principais formas de aprender de fato como os lançamentos contábeis funcionam é praticar, visualizar sua execução e anotar tudo o que achar importante para auxiliá-lo nos próximos.

No entanto, entender o papel dos lançamentos contábeis também irá te ajudar a compreender as informações contidas em relatórios contábeis, visto que os sistemas os geram com base nos lançamentos.

Qual Importância Da Conformidade E Auditoria Em Lançamentos Contábeis?

Garantir a saúde financeira de um negócio exige atenção às normas contábeis e ao controle interno. 

Isso porque, manter os registros em conformidade com a legislação atual evita penalidades e fortalece a credibilidade da organização junto ao mercado. 

Sendo assim, a realização de auditorias frequentes, seja por equipes internas ou por consultorias externas, é essencial para esse processo, contribuindo para a identificação de falhas, correção de inconsistências e reforço da segurança contra fraudes.

Para que essas práticas sejam eficientes, é preciso monitorar as atualizações legais, padronizar metodologias e investir em capacitação contínua da equipe. 

Além disso, o uso de tecnologias voltadas à  auditoria e compliance também contribui para tornar os processos mais ágeis, confiáveis e estratégicos.

Dicas Para Lançamentos Contábeis Eficazes

Para tornar os lançamentos contábeis ainda mais eficientes, selecionamos algumas dicas essenciais, que são as seguintes:

  • Invista em um sistema integrado de gestão que automatize tarefas, agilize os lançamentos e reduza falhas humanas.
  • Mantenha toda a documentação financeira bem organizada, incluindo notas fiscais e comprovantes para embasar os registros de forma correta.
  • Revise periodicamente os lançamentos contábeis, corrigindo eventuais inconsistências antes que causem impactos maiores. 
  • Priorize a qualificação da equipe para que todos compreendam os procedimentos contábeis e saibam executá-los com responsabilidade.
  • Adote softwares voltados para a contabilidade para simplificar processos e torná-los mais confiáveis. 

Como Uma Solução De Integração Pode Ajudar?

Você acredita que há cerca de 40 anos os contadores precisavam escrever à mão todos os lançamentos? Difícil imaginar, não é?

O avanço da tecnologia revolucionou o jeito de fazer contabilidade, inclusive continua revolucionando. 

Com a popularização dos computadores, houve a criação dos sistemas contábeis para facilitar a rotina contábil dentro dos escritórios e centralizar todas as informações em um só lugar. 

E agora, com as soluções de integração contábil, não é mais necessário gastar dias na frente de um computador lançando documentos manualmente.

Com o Meu Integrador Contábil da Ottimizza, você consegue utilizar a planilha financeira do seu cliente e extratos bancários para criar lançamentos contábeis e integrá-los no seu sistema em minutos. Ou seja, economize horas de trabalho e evite erros de digitação.

Conclusão

Agora que você já conhece todos os detalhes que envolvem os lançamentos contábeis, chegou a hora de conferir o Meu Integrador Contábil da Ottimizza, um sistema desenvolvido para otimizar a rotina dos escritórios de contabilidade e garantir eficiência na automatização de processos contábeis.

Com as nossas ferramentas, a Ottimizza transforma a rotina dos escritórios contábeis, tornando-a mais produtiva, segura e organizada. Saiba mais preenchendo o formulário abaixo!