Os últimos acontecimentos fizeram com que muitas empresas, inclusive Escritórios de Contabilidade, mudassem o seu jeito de trabalhar. Entre essas mudanças, está o home office. Embora seja uma modalidade que já é utilizada por muitas empresas, alguns profissionais podem não estar adaptados a esse modelo de trabalho. Por isso, hoje, separamos algumas dicas para um home office produtivo!
1 – Atente-se a comunicação!
Seja pelo Skype, WhatsApp, Slack ou o que for, esteja atento! Um dos principais desafios do home office é a comunicação entre os colaboradores. Obviamente, estamos adaptados a trabalharmos no mesmo ambiente, o que faz com que tenhamos mais facilidade de falarmos uns com os outros. Por isso, é importante estabelecer com a equipe um meio e se atentar a ele. Videoconferências são uma excelente forma de comunicação para reuniões ou dúvidas mais complexas. Afinal, nada como ver a carinha do coleguinha, não é?
2 – Tenha uma rotina
É importantíssimo que você entenda que home office não é oba-oba, sendo assim, mantenha a sua rotina, tendo horários estabelecidos, tanto para acordar, quanto para almoço, pausa para café e final de expediente. Isso, inclusive, colabora para que a empresa mantenha os seus compromissos, apesar da distância.
Atente-se a remover as distrações de perto. Se você trabalhará no quarto e têm outras pessoas em casa, feche a porta. Se você prefere a sala, evite manter a televisão ligada enquanto trabalha, pois isso provavelmente reduzirá a sua concentração.
3 – Espaço adequado para o trabalho
Uma das principais dificuldades das pessoas no trabalho do home office é a adaptação; portanto, não fique na cama nem trabalhe de pijama! Procure ter um espaço iluminado, arejado e confortável para trabalhar, isso acarretará que você levante da cama, mude de roupa (obviamente, não precisa se arrumar como se fosse ao trabalho) e utilize um sapato confortável. Se no trabalho você tinha café e água em sua mesa, mantenha essa prática. Todas essas atitudes te ajudarão a expulsar eventuais momentos de distração e preguiça.
4 – Defina sua agenda e suas metas
Recorra a essa técnica até quando não é home office e procure utilizar uma ferramenta de organização de tarefas, como o Trello. Então, recomendamos fortemente essa prática para um home office produtivo. Tenha estipulado as tarefas que você precisa fazer e entregar, defina horários e uma média de tempo para conclusão. Além disso, possua o hábito de, todo início de semana, colocar no Trello todas as tarefas que terá de executar na semana. Caso apareçam novas atividades, procure reorganizá-las de acordo com um senso de urgência.
5- E não esqueça!
Não é porque você está em casa que você iniciará o trabalho às 9h da manhã e finalizará às 22h. Respeite o seu tempo e a sua qualidade de vida. Nesse momento de quarentena devido ao COVID-19, lembre-se que o home office vem com o objetivo de reduzir o contato com outras pessoas. Evite frequentar reuniões físicas e opte por ferramentas como Zoom ou Skype para realizar as reuniões lugares com muitas pessoas.
Esperamos que tenham gostado das dicas para manter seu home office produtivo. Qualquer dúvida nesse momento, fale conosco!
Respeite esse momento e se cuide!