Ao ler histórias de empreendedores de sucesso para se inspirar, é importante analisar o que eles têm para nos ensinar e que pode ser aplicado em nosso dia a dia.
Vale inspirar-se em personalidades que se destacaram em diferentes segmentos, pois as lições de empreendedores de sucesso servem de motivação para criar oportunidades e pensar em novas formas de conquistar clientes.
Continue lendo este artigo e conheça as lições de 3 empreendedores famosos que começaram do zero e vão inspirar você a planejar novas ações para destacar seu escritório de contabilidade no mercado.
Lição #1: Ame o que você faz
Em uma lista como esta, Steve Jobs é um nome que não pode faltar. Afinal, o empreendedor e inventor é mundialmente reconhecido por ser cofundador, presidente e diretor executivo da Apple, bem como por revolucionar indústrias como a de computadores pessoais, telefones, tablets e de filmes de animação.
Seu destaque neste artigo está em sua atuação na Apple. Jobs conseguiu transformar a empresa, que fabricava computadores e passava por dificuldades financeiras, em uma gigante internacional que dominaria o segmento e reinventaria a forma como as pessoas se comunicam e consomem músicas e vídeos até hoje.
O empreendedor sempre dedicava-se em criar algo inédito, com foco no design, na facilidade de uso e no que as pessoas poderiam precisar ou querer no futuro. Assim, ele conquistou algo pioneiro: transformar seus consumidores em evangelizadores, que divulgam, espontaneamente, a qualidade dos seus produtos para outras pessoas.
Steve Jobs destacou-se também por sua paixão pelo trabalho na Apple. Mesmo quando seus sócios posicionavam-se contra seus ideais, ele lutou pelo que acreditava. Até que, em 1985, foi demitido da companhia que ajudou a fundar após perder em uma disputa de poder com a diretoria.
Sem se sentir desmotivado, ele criou a NeXT, direcionada ao desenvolvimento de plataformas para atender os mercados de educação superior e administração. Em 1986, comprou o Pixar Studios, quando fez uma parceria estratégica com a Disney para criar, produzir e lançar filmes de animação de grande sucesso, dentre eles: Toy Story, Up – Altas Aventuras, Procurando Nemo e Ratatouille.
Com a compra da NeXT pela Apple, em 1996, Jobs estava de volta à empresa pela qual dedicou anos de sua vida. Ao retornar a ela em um momento crítico, Jobs conseguiu planejar possibilidades para evitar sua falência e continuar inovando, criando novos produtos para mantê-la à frente no mercado mundial.
Como Steve Jobs dizia, o trabalho é algo que preenche uma grande parte de nossas vidas, e é por isso que a única forma de desempenhar um bom trabalho é tendo uma verdadeira paixão pelo que se faz.
Lição #2: Mostre a qualidade de seu produto com amostras grátis
Estée Lauder foi uma das mulheres mais ricas do mundo e responsável por criar seu próprio império, e por isso é o segundo nome desta lista com lições de empreendedores famosos que começaram do zero. Iniciou seu empreendimento vendendo cremes fabricados por seu tio, um químico que desenvolvia os produtos em sua própria cozinha.
Em seguida, a jovem empreendedora passou a desenvolver seus próprios cosméticos, que eram vendidos em salões de beleza em hotéis de luxo de Nova York. Em 1944, abriu sua primeira loja. Após conquistar seu espaço, decidiu fundar a Estée Lauder Companies em 1946, grupo que hoje reúne marcas como M.A.C, Clinique, Aramis, Michael Kors entre outros nomes famosos no mercado.
Mas além da inspiração que podemos ter com alguém que teve a dedicação necessária para criar sua própria companhia, a lição que temos a destacar para inspirar você a pensar em novas formas de conquistar clientes vem agora. Quando Estée Lauder não conseguiu fechar contrato com nenhuma agência de publicidade por considerarem seu orçamento muito baixo, ela decidiu investir seus 50 mil dólares em algo totalmente novo.
Estée Lauder teve a promissora ideia de enviar amostras grátis via correio para seus clientes, lançando a pioneira campanha de “ganhe brindes na compra”. Essa ousadia transformou sua empresa de cosméticos em um negócio com alcance global.
Lição #3: Cuide bem dos seus clientes
Ray Kroc foi um empreendedor que vendia máquinas de milk-shake e reinventou sua história profissional aos 52 anos, quando transformou seu negócio local em um empreendimento global. Ele não foi o fundador do McDonald’s, mas foi o empresário que ampliou e comprou a rede de lanchonetes dos irmãos McDonald’s.
Tudo começou em 1955, quando recebeu um alto volume de pedidos da lanchonete que até então atendia apenas em San Bernardino, na Califórnia. Ao visitar o estabelecimento, Ray Kroc percebeu que o restaurante estava sempre lotado e que tinha potencial para se tornar uma cadeia de lanchonetes.
Ao ter conhecimento de que os irmãos McDonald’s, fundadores da empresa, estavam insatisfeitos com os lucros obtidos e que tiveram resultados poucos significativos ao tentar abrir duas franquias, Ray Kroc ofereceu um acordo: vender franquias da marca por 950 dólares cada, sendo que ficaria com 1,4% dos resultados enquanto 0,5% iria para os irmãos.
A rede de franquias que o empreendedor vislumbrava até então começou com uma loja em Chicago igualzinha à de San Bernardino, que logo no primeiro dia de funcionamento já apresentou lucro. Anos depois, com o crescimento do negócio e a expansão das franquias, Ray Kroc comprou o terreno da sede do McDonald’s dos irmãos fundadores da marca, obtendo controle sobre o estabelecimento e convencendo-os a venderem-lhe a marca. Após dedicar-se fortemente na expansão da rede de franquias, decidiu investir milhões de dólares em propaganda na década de 70.
Ao observar que a concorrência passou a ficar mais forte, Kroc buscou desenvolver ações que mantivessem as franquias do McDonald’s em posição de destaque. Nesse momento, ele passou a dedicar esforços na qualidade do atendimento, no controle de qualidade e na limpeza das lanchonetes. Defendia que os hambúrgueres, por exemplo, deveriam ser sempre iguais, com a mesma quantidade de ingredientes.
Além de mostrar que nunca é tarde para reinventar-se profissionalmente, Ray Kroc nos ensina outra importante lição: cuide bem dos clientes. Padronizar processos e prezar pela qualidade oferecida por todos os colaboradores de uma empresa, mesmo quando ela distribui-se em centenas de franquias pelo mundo, é essencial para entregar a melhor experiência ao cliente e mantê-los fiéis a seu negócio.
Gostou das lições inspiradoras que listamos neste post? Existe alguém que você considera uma grande inspiração para pensar em novas formas de conquistar clientes e que também merece aparecer na lista de empreendedores de sucesso para se inspirar? Conte para a gente e fique de olho em nossas próximas publicações.