Skip to content
  • Quem somos
  • Soluções
    • Ottimizza. Meu Integrador
    • Ottimizza. Integra Mais
    • Ottimizza. Busca Extrato
    • Ottimizza. Atendimento
    • Ottimizza. Tareffa
    • Ottimizza. Societário
    • Ottimizza. Checklist
    • Ottimizza. Cobra Arquivo
  • Conteúdos
    • Calculadora de Lançamentos Contábeis
    • Artigos
    • Newsletter
    • Calendário Contábil
    • eBook | Ferramentas Contábeis
  • Login
  • Quem somos
  • Soluções
    • Ottimizza. Meu Integrador
    • Ottimizza. Integra Mais
    • Ottimizza. Busca Extrato
    • Ottimizza. Atendimento
    • Ottimizza. Tareffa
    • Ottimizza. Societário
    • Ottimizza. Checklist
    • Ottimizza. Cobra Arquivo
  • Conteúdos
    • Calculadora de Lançamentos Contábeis
    • Artigos
    • Newsletter
    • Calendário Contábil
    • eBook | Ferramentas Contábeis
  • Login
Solicite demonstração

Clientes de Contabilidade: você conhece todos os tipos?

PrevPróximo5 sinais de que seu escritório precisa de automação contábil
Anterior10 passos para modernizar seu escritório contábilNext
Mulheres dando as mãos dentro de uma sala de trabalho

Tempo estimado de leitura: 7 minutos e 40 segundos

Atualmente os desafios com o atendimento ao cliente são evidentes, principalmente com os clientes de contabilidade.

Manter um relacionamento de respeito e entendimento entre contabilidade e cliente segue sendo muito importante para garantir uma parceria duradoura e estratégica. Porém, como adaptá-lo para todos os clientes ficarem satisfeitos?

Nesse sentido, é essencial que o contador conheça todos os tipos de cliente e identifique o perfil de cada um para oferecer um atendimento personalizado e eficaz, principalmente com a era digital em expansão.

Conteúdo do Artigo:

  • A importância de um atendimento personalizado para todos os clientes
  • Ofereça um atendimento personalizado com a Ottimizza

A importância de um atendimento personalizado para todos os clientes

Não basta oferecer um bom serviço no seu escritório contábil, você deve combiná-lo com um ótimo atendimento também.

O atendimento é a alma do negócio, então garanti-lo dentro do seu escritório é a chave para a plena satisfação dos seus clientes e irá incentivá-los a indicarem o seu serviço a outras empresas.

Entender como cada cliente se porta com a tecnologia e como preferem ser atendidos é fundamental para fidelizá-los.

Dessa forma, queremos te ajudar a descobrir quais são os tipos de clientes e como lidar com cada um para oferecer um serviço diversificado e de qualidade.

1 – Clientes com dificuldades em lidar com a tecnologia

A princípio esse cliente prefere a utilização de papel e um contato presencial. Ele acaba tendo dificuldades com a tecnologia e novas plataformas, por esse motivo prefere se comunicar por ligações de telefone.

Esses clientes tendem a ter uma idade mais avançada e estão habituados a processos mais tradicionais, dessa forma ficam apreensivos com a adoção de novas tecnologias.

Nesses casos, é importante que o contador explique a importância de sempre estar atualizado com a tecnologia para garantir uma melhor gestão de tempo e recursos, e evidenciar que manter o processo tradicional, como o cliente prefere, às vezes é inviável.

Como lidar?

  • Procure apresentar as mudanças para ele gradualmente, assim ele não ficará receoso com mudanças bruscas e com a ideia de não se adaptar. 
  • Faça tutoriais curtos ou acompanhamentos frequentes para visualizar se o cliente está se adaptando e para fornecer ainda mais segurança a ele.
  • Explique de forma clara o porquê é importante a adoção daquela ferramenta ou software específico. Uma conversa clara e sincera pode evitar resistências.

2 – Clientes com Resistência a Mudanças

Assim como o cliente que possui dificuldades em lidar com a tecnologia e prefere processos tradicionais, esse cliente também não é muito favorável a mudanças. Não que ele tenha dificuldades com a tecnologia, mas se o atual processo atende suas necessidades de uma forma satisfatória, ele não vê motivos para mudá-lo.

Geralmente esse tipo de cliente é detalhista e analisa minuciosamente se cada mudança será favorável para sua rotina. Se você não provar que ele terá ganhos reais com essas mudanças, ele irá resistir em adotá-las.

Como lidar?

  • Mostre que pequenas mudanças, como a forma de envio de algum documento, não terá grandes impactos em sua rotina e irá trazer segurança para ambos.
  • Traga exemplos de outros clientes que possuíam a mesma resistência que ele e agora estão acostumados e satisfeitos com as mudanças.
  • Seja flexível e paciente com o ritmo do cliente. Dê liberdade e tempo para ele avaliar cada mudança e não o pressione. O tempo e o seu próprio ritmo irão lhe trazer segurança gradualmente.
Ainda não sabe qual o melhor sistema contábil para o seu escritório?

3 – Clientes que adoram implementar inovações

Contudo, apesar de haver clientes resistentes à tecnologia, também há aqueles que adoram implementar coisas novas. Geralmente esse tipo de cliente é proativo, busca sempre estar à frente de novas tecnologias e processos e prioriza a agilidade e velocidade da troca de informações.

Além disso, eles possuem facilidade em entender os benefícios que a tecnologia pode trazer e até podem sugerir melhorias e adaptações, sendo um parceiro mais simples de lidar no dia a dia.

Como lidar?

  • Esse é o cliente ideal para você compartilhar constantemente novas tecnologias e ferramentas que o seu escritório quer adotar para saber sua opinião.
  • Deixe esse cliente livre para personalizar e configurar novas tecnologias conforme o seu desejo e necessidade. Isso irá permitir uma experiência mais alinhada com o seu perfil.
  • Mantenha feedbacks constantes com esses clientes e incentive o compartilhamento de opiniões sobre as novas tecnologias, para ajustá-lo ainda mais as preferências do escritório.

4 – Clientes que preferem se comunicar pelo WhatsApp

Esses clientes procuram a praticidade, agilidade e a informalidade do WhatsApp para se comunicarem e resolverem assuntos do cotidiano.

Por vezes, eles prezam por respostas rápidas e um atendimento mais direto, o que pode atrapalhar um pouco a rotina do contador, principalmente com o encaminhamento de áudios longos.

Contudo, esses clientes costumam evitar outros canais de comunicação, como e-mail, e podem solicitar que o tipo de comunicação que a contabilidade possui como padrão seja diferente para atendê-lo. 

Como lidar?

  • Explique ao cliente que o WhatsApp é uma plataforma de comunicação válida e prática, porém, ela não é a ideal para armazenar informações e documentos de uma forma organizada. 
  • Adotar um Chatbot e fluxos de conversas para atender de uma forma ágil esse tipo de cliente pode ser uma ótima maneira de melhorar a sua experiência de atendimento.
  • Esse cliente pode oferecer uma ótima oportunidade para você adotar uma solução de gestão de atendimento ao cliente integrada ao WhatsApp e desenvolvida especialmente para as contabilidades.

Ofereça um atendimento personalizado com a Ottimizza

Por último, é necessário considerar as preferências de cada cliente e adaptar o seu atendimento para cada perfil. Quanto melhor o atendimento do seu escritório, maior será a fidelização dos seus clientes.

Nesse cenário, a Ottimizza é uma ótima aliada para oferecer a melhor experiência tanto para o seu escritório quanto para os seus clientes.

Confira todos os benefícios que as soluções de gestão da Ottimizza podem oferecer para o seu escritório:

  • Gerencie todas as demandas do seu escritório;
  • Dashboards com indicadores em tempo real;
  • Controle de todas as obrigações acessórias;
  • Geração e baixa automática dos serviços;
  • Gestão da comunicação com o cliente;
  • Automação no envio dos documentos aos clientes;
  • Comunicação via WhatsApp e E-mail;
  • Integrado à rotina do seu Software Contábil;

Agende uma demonstração 100% gratuita das soluções Gestão de Tareffas e Atendimento ao Cliente e proporcione o melhor aos seus clientes.

Contador, ofereça um atendimento ao cliente diferenciado para os clientes da sua contabilidade
Facebook Instagram Youtube Linkedin
Imagem promocional do Calendário Contábil 2025 da Otimizza, apresentando smartphone e tablet com calendário fiscal. Apresenta atualizações com Receita e integração perfeita com Google Agenda. Inclui um call to action: Cadastre-se e acesse!.
Profissional de contabilidade utilizando computador com tela mostrando ferramentas digitais de automação contábil, em escritório moderno e organizado
Automação
Como automatizar tarefas contábeis no seu escritório
Leia mais »
Contabilidade
Guia Prático de Obrigações Acessórias para Escritórios Contábeis
Leia mais »
Ottimizza Automação Contábil
Software de contabilidade com IA: aproveite o Mês do Cliente e transforme seu escritório
Leia mais »
checklist contabilidade
Ottimizza Automação Contábil
Como Criar O Seu Checklist Contabilidade
Leia mais »
Ottimizza Automação Contábil
Como Adotar A Automação Contábil Com Eficiência
Leia mais »
Otimizza É Confiável
Ottimizza Automação Contábil
Entenda Se A Ottimizza É Confiável
Leia mais »
Categorias
  • Automação
  • Contabilidade
  • Dicas
  • E-books
  • Empreendedorismo
  • Integrador Contábil
  • Livros
  • Mercado contábil
  • Obrigações Contábeis
  • Ottimizza Automação Contábil
  • Política de Privacidade
  • Solução Contábil
  • Tecnologia e Inovação
  • (47) 3620-0600
  • (47) 3801-0880 - Comercial
Facebook Instagram Youtube Linkedin

Endereço

  • Rua Bela Vista, nº 18, Saguaçu, Joinville/SC | CEP: 89.221-060

Soluções Ottimizza.

  • Meu Integrador
  • Integra Mais
  • Busca Extrato
  • Atendimento
  • Tareffa
  • Societário
  • Checklist
  • Cobra Arquivos
  • Meu Integrador
  • Integra Mais
  • Busca Extrato
  • Atendimento
  • Tareffa
  • Societário
  • Checklist
  • Cobra Arquivos

Sobre

  • Trabalhe conosco
  • Parceiros
  • Artigos
  • Calculadora de Lançamentos Contábeis
  • Calendário Contábil 2025
  • Newsletter
  • Política de Privacidade
  • Trabalhe conosco
  • Parceiros
  • Artigos
  • Calculadora de Lançamentos Contábeis
  • Calendário Contábil 2025
  • Newsletter
  • Política de Privacidade