Preço ou valor?

Seu cliente percebe o valor do serviço prestado? Ou ele só vê o preço?

Definição de preço e valor

No mundo dos negócios e das transações econômicas, os termos “preço” e “valor” são frequentemente utilizados, porém, cada um carrega um significado distinto e crucial. 

O que é preço?

  • Preço é a quantia que você paga por algum produto ou serviço.

O que é valor?

  • Valor é o que aquele produto ou serviço agrega para você ou sua empresa.

Diferença entre preço e valor

Comparar preços não é muito difícil quando você está se referindo à um item simples, por exemplo papel A4. O fabricante pode ser diferente, a loja pode ser diferente, mas no final das contas é papel para uso diário no escritório. Provavelmente o menor preço será o escolhido para a aquisição.

Agora imagine na compra de um telefone celular. Complicou né? Se você quiser um aparelho apenas para fazer ligações, qualquer marca e modelo serve, não é mesmo?

Não é tão simples quanto parece. A escolha do celular depende das suas intenções. Você quer para trabalho, para lazer ou para jogar?

Se você quiser um smartphone da maior fabricante mundial, então seria da Samsung que tem 20% do mercado. Ah, mas eu quero um iphone porque todos meus amigos também usam. Então você estará com a 3ª maior fabricante mundial, que detém 12% do mercado.

Preço é o que você paga, valor é o que vc leva

Perceba que entramos no julgamento do “valor” que o smartphone traz para o usuário. E isso está muito relacionado com o modo como “eu” enxergo o “valor” que aquele produto me oferece. Sendo assim, seria correto afirmar que cada um de nós identifica um valor diferente, é muito individual mesmo.

Preço e Valor na Contabilidade

E no serviço contábil? Como o seu cliente percebe o valor entregue mensalmente pelo escritório?

É uma pergunta desconfortante você não acha? Como ter certeza disso?

Todas as ações estão relacionadas com a geração de valor para o cliente, sejam elas diretas ou indiretas. Começa pelo claro entendimento de cada integrante do escritório no valor que eles estão entregando ao cliente por meio das atividades do dia a dia.

Outro momento importante é a captação de um novo cliente. Ele está entrando no escritório pelo “valor” que o seu serviço vai entregar para a empresa dele ou apenas por “preço” menor que os demais?

Quem escolhe preço, em regra, não está visualizando o valor do serviço contratado.

Valores em um escritório contábil

Um escritório contábil entrega recorrentemente uma série de “valores” aos seus clientes, como por exemplo:

  • Legalidade: manter a empresa adimplente em todos os seus compromissos;

  • Tranquilidade: dono ter a certeza de que suas obrigações estão em dia;

  • Oportunidade: entrar em concorrência pública atendendo requisitos de regularidade;

  • Crescimento: orientação para expansão dos negócios e melhor gestão.

Como seu cliente percebe o valor da sua empresa?

Se você estiver pensando “meu cliente não dá valor ao nosso trabalho”, vale refletir…

Ele não percebe o valor entregue?

O escritório não está mostrando esse valor?

Ou ainda, será que deveria continuar sendo seu cliente?

Não é simples ou fácil entregar valor, mas faz toda diferença, e quanto mais cedo você perceber isso, mais rápido desfrutará dos benefícios.

Como aumentar o valor do seu escritório contábil

Tudo começa pela atitude, pela vontade de fazer diferente e assim sendo você encontrará as ferramentas para lhe ajudar a entregar “o valor adequado”, substituindo trabalho manual por automação, comunicação de via única por comunicação dinâmica e interativa, trocando informações em relatório por visões gráficas no aplicativo do celular.

O próprio escritório contábil também precisa perceber o “valor” que a tecnologia e as ferramentas modernas trazem ao seu negócio. Obviamente existe um preço a ser pago para isso, mas o importante é identificar quanto o valor investido está se tornando diferencial para competir num mercado cada vez mais concorrido e para agregar o “valor” que seus clientes irão perceber.

Vender “serviços” não é simples, não é fácil, mas é extremamente desafiador e muito recompensador quando se consegue ativar o valor percebido e o sucesso do seu cliente.

Por Fabrício Oenning