Copo meio cheio ou meio vazio?

Como você vê esta imagem? O copo meio cheio? Ou meio vazio?

Copo meio cheio ou meio vazio, o que significa?

É uma excelente metáfora para refletirmos como visualizamos as diversas situações do nosso cotidiano, sejam pessoais ou profissionais. Situações que desafiam nossa capacidade de resolução, que testam nosso estado de espírito, que nos fazem repensar inclusive o caminho escolhido.

O copo está meio cheio ou meio vazio?

Podemos ler esta imagem de diversas formas:

Copo meio cheio

“Nossa, que legal, o copo já está meio cheio” ou “Vamos buscar o restante que falta para encher todo o copo”.

Copo meio vazio

Mas também pode ser…
“Poxa, olha só, temos apenas meio copo” ou “Ainda falta encher meio copo, como é difícil”.

Metáfora do copo meio cheio

No último dia 19/03 fizemos um evento aqui em Joinville-SC para escritórios contábeis, clientes ou ainda não, para comemorarmos os 3 anos da Ottimizza. Neste dia, tivemos uma palestra com Pedro Nery sobre Contabilidade Consultiva. Também apresentamos algumas novidades das nossas soluções, tivemos a oportunidade de ilustrar a teoria do copo meio cheio ou meio vazio com o depoimento de alguns clientes.

Quero compartilhar aqui parte do depoimento de um dos nossos clientes, que vem exatamente ao encontro do momento em que os escritórios contábeis vivem neste período entre Março e Abril, relativo à Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Nossa cliente e amiga, Rosa da Luz, da Luz&Oliveira Contadores, compartilhou com os presentes do evento sua visão que este momento é excelente para gerar uma receita extra para o escritório e para ter contato pessoal e direto com seu cliente.

Esta oportunidade para relacionamento com o cliente pode ser a única durante todo um ano calendário repleto de compromissos e de dificuldades de agenda. Por que então não ver o “copo meio cheio” e aproveitar esta oportunidade e conversar com seu cliente sobre a empresa dele, sobre os planos futuros, sobre necessidade de consultoria ou trabalhos pontuais?

Ok, boa ideia, vamos reunir um time de elite e dar atenção total ao Imposto de Renda.

Ah, mas e a rotina? Quem vai cuidar das tarefas obrigatórias mensais? Quem vai fazer a digitação dos lançamentos contábeis?

Bem, quem falou que o desafio é simples?

Mas temos duas notícias, uma boa e outra má.

A má notícia é que se não fizer nada de diferente no próximo ano terá mais uma declaração do imposto de renda para entregar e a mesma sobrecarga de trabalho rotineiro para executar.

A boa notícia é que existem recursos e tecnologias para ajudar os escritórios contábeis a “produzir tempo” e assim atender todas as demandas do imposto de renda de maneira proativa, gerando relacionamento e explorando oportunidades a partir desse contato.

No departamento contábil, que em regra, pode apoiar diretamente nesta demanda extra e auxiliar o escritório e gerar faturamento adicional, a digitação dos lançamentos contábeis já está sendo substituída por soluções que integram o movimento contábil, fazendo deste modo em poucos minutos o mesmo trabalho que consumiram horas e/ou dias do contador.

Outro recurso que pode ser utilizado de maneira proativa é a solução de comunicação lançada pela Ottimizza, o Zap Contábil, para o escritório orientar preventivamente seus clientes em relação à documentação necessária para o imposto de renda. Por exemplo, o contador poderia gravar um vídeo alertando sobre os cuidados, sobre os documentos e sobre os prazos, e compartilhar isso com toda sua carteira de clientes. Inclusive interagir com eles por meio de um aplicativo no celular onde podem ser enviadas informações e documentos de ambos os lados.

Um outro cliente nosso, de Curitiba, prepara preventivamente, todos os anos, um processo interno em seu escritório para atender seus clientes em relação ao imposto de renda. Ele comunica com antecedência e abre canais exclusivos no seu escritório para esta demanda. Ou seja, age de maneira diferenciada fortalecendo o relacionamento com seus clientes.

E então, a declaração do imposto de renda dos seus clientes é um copo meio cheio ou meio vazio?

Isso depende de você.

A oportunidade está colocada. E ela é mais uma entre tantas que aparecem no dia a dia. A diferença entre levantar poeira, ou não, está na atitude, e quem sair na frente vai se diferenciar no seu mercado, fortalecendo relacionamento, fidelizando seus clientes, numa relação moderna, saudável e sustentável, produzindo resultados positivos para os dois lados.

Enfim, como você está enxergando seu copo, meio cheio ou meio vazio?

Por Fabrício Oenning