Temos visto nos últimos anos um movimento forte de mudança no segmento Contábil. Novas tecnologias e ofertas estão criando um novo patamar e percepção com relação aos serviços das empresas de contabilidade. Empresas como o Contabilizei, entre várias outras espalhadas pelo país, viabilizaram o chamado serviço de Contabilidade Digital. Soluções de Contabilidade Digital, que num primeiro momento tratavam apenas empresas de Serviços do Simples, tendem a evoluir e aumentar seu escopo de atuação. Vale a pena prestar atenção.
Embora a grande motivação inicial de alguém que contrata uma Contabilidade Digital seja o apelo de baixo custo, no momento seguinte o que se percebe, considerando a conta final mensal, é um pouco diferente.
Existe sim uma vantagem de preço para o serviço básico contratado, num escopo muito enxuto, etc. Contudo, à medida que algumas solicitações elementares adicionais são feitas, é ligado o “taxímetro” a as coisas começam a mudar.
O grande diferencial do modelo de oferta das Contabilidades Digitais está no escopo do serviço contratado. Cobre o essencial pelo preço pago, e cobra toda e qualquer solicitação extra. Aliás, estes serviços extras são previsíveis e já mapeados, sendo receitas desejadas, previsíveis e escaláveis.
Contudo, e isto pode parecer um paradoxo, a grande “sacada” deste modelo é a integração e comunicação constante e on-line com os clientes da Contabilidade Digital. No modelo de Contabilidade Digital é possível saber o quanto o cliente está conectado e usando os serviços contratados. É possível saber se ele está conectado. Se está satisfeito ou não, em tempo real, e mesmo fisicamente distante, cria uma proximidade muito grande com os clientes via comunicação on-line, em tempo real. Não existe contato por telefone, e-mail, etc. Praticamente toda comunicação se da pelo próprio portal e ferramentas, permitindo que tudo fique registrado, com controle de tempo de resposta, gestão das pendências, gestão da resposta dada, orçamento automático dos serviços pontuais, etc.
Tudo criado pra aproximar os clientes de forma digital e “monetizar” todo e qualquer serviço que não faça parte do enxuto escopo contratual firmado. Neste modelo de conexão e integração permanente e digital, os balancetes, gráficos de gestão, etc são todos fornecidos em tempo real, via portal, sem contato pessoal, mas apenas pela ferramenta, sendo suficiente e eficiente.
Os mais céticos e anunciadores de catástrofes podem seguir insistindo e criticando estes modelos, dizendo inclusive que só se aplica pra pequenas empresas, ou que só se aplica pra empresas de serviços, quando muito, do Super Simples, etc. Mas a verdade nos revela um movimento e uma possibilidade que vai além disso, e que pode tomar dimensões muito diferentes, virando um risco, uma ameaça, pra quem não reagir a tempo.
Esta reação não significa necessariamente aderir ao modelo digital. Esta reação significa ter vontade, ter coragem, ter energia pra fazer mudanças fundamentais na sua Contabilidade e implementar processos e ferramentas para a:
– Automação de trabalhos manuais e repetitivos;
– Criação de novo Patamar de Comunicação com seus Clientes;
– Democratização de Gráficos e Indicadores para todos os Clientes;
– Aplicação de Robôs que automatizam tarefas sem agregação de valor e auditam distorções;
– Gestão de Serviços com Criação e Baixa Automática das tarefas ;
– Conexão mobile com aplicativos via celular;
E não estamos falando de mais conhecimento técnico, o que é muito importante. Estamos falando do proprietário da contabilidade invocar seu lado empreendedor, de gestor, de líder, de agente de mudança, e provocar a revolução necessária pra romper com a inércia do passado, dando o salto para o futuro.
Esta decisão não se trata de uma opção, mas de uma condição de sobrevivência, de crescimento, de diferenciação para um futuro que já chegou.
Fundamental entender que muitos já estão trilhando este caminho, agindo, fazendo, mudando, crescendo. Não haverá espaço pra quem não agir ou pra quem deixar pra depois. Alias, depois será apenas um tempo de lamentação pra quem não agiu. Um tempo de observar quem saiu na frente e fez poeira.
Mas a boa noticia é que ainda há tempo. Há muita coisa que ainda pode ser feita, pra criar a onda do futuro e gerar tendência, sendo visto pelo mercado como referencia de contabilidade moderna, automatizada, integrada, consultiva, agregadora de valor.
Ricardo Machado
Fundador e CEO da Ottimizza.automaçãocontabil